quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Abelha Mandaçaia


No Brasil existem mais de 50 tipos de abelhas nativas melíferas, formam o grupo das melipônias. Neste grupo podemos destacar as subespécies: jataí, uruçu, tiúba e mandaçaia. Na Serra da Mantiqueira é comum encontrarmos as abelhas mandaçaia, que também ocorrem em outras regiões do país, principalmente no cerrado e na mata atlântica.
Estas abelhas não possuem ferrão e estabelecem suas colméias em ocos de pau. Seu mel é colhido apenas uma vez por ano e cada colméia produz em média 2 litros de mel. A produção de mel da mandaçaia em comparação com a produção das abelhas africanas ou italianas (grupo apis melíferas) é bem menor. No entanto, o mel da mandaçaia é reconhecido por suas propriedades antibacterianas. O mel de mandaçaia contém inibina uma substância natural que auxilia no tratamento de gastrite, doenças pulmonares, infecções nos olhos e inflamações em geral. O mel de mandaçaia é mais fluído, com alto teor de umidade, por isso deve ser mantido sob refrigeração, pois é mais suscetível a fermentação.
As abelhas nativas também são reconhecidas por sua importância ecológica, pois fazem a polinização de certas espécies vegetais, uma função específica que as abelhas apis melífera não são capazes de desempenhar.

Um comentário:

  1. Mariana e Charles, adorei o blog! Já botei no meu como "blogs que visito". Parabéns!
    um beijo

    ResponderExcluir