terça-feira, 21 de setembro de 2010

Serra D`Água


Sempre me questiono sobre o que é de fato a sustentabilidade dentro de uma propriedade rural. E neste aspecto tenho visto que nem sempre um selo de orgânico, aferido por uma certificadora, é sinônimo de sustentabilidade. Radicalismos à parte, o que importa mesmo é produzir alimentos saudáveis para o solo, agricultor e consumidor.
Por outro lado, na minha busca (só a filosofia explica) sobre meu papel no mundo, fico sonhando com a tal sustentabilidade. E por isso tenho uma curiosidade insaciável por conhecer modos de produção, propriedades e agricultores. E por estes caminhos de terra batida, vou encontrando meus exemplos, alguns, verdadeiros gurus!
E foi assim quando conheci a Fazenda Serra d` Água e seus proprietários Douglas e Patrícia. Uma propriedade de criação animal (bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos, suínos, aves – galinhas e perus- e abelhas). Tem também pomar, capineira, um pequeno eucaliptal (lenha é essencial para casa e queijaria) e claro muita mata!
O manejo de tudo isso é muito interessante. Os animais vivem todos soltos durante o dia e a noite são reunidos no curral. Quando tem frutas o pomar é bem cercado para que cabras e ovelhas não comam tudo! No resto do ano são bem-vindas já que adubam muito bem o solo. Na capineira nenhum bicho entra, só o homem, mas ela recebe doses generosas de um blend de esterco de todas as espécies citadas acima.
Durante o ano a produtividade é bem variada. Uma época são as vacas dando leite, em outra são as cabras. Depois do inverno as ovelhas e carneiros são tosquiados e aí começa o trabalhoso ofício de produzir lãs, feito com esmero pela Patrícia, que aproveita toda a biodiversidade da fazenda na hora de tingir as meadas. No Natal sempre tem peru à mesa, e até alguns para vender. As galinhas até que trabalham bem, mas em geral no frio sempre dão uma parada.
A fazenda tem suas pastagens entrecortadas pela mata nativa. Os animais pastam livremente e recebem trato no cocho. Raramente adoecem, pois livres, podem seguir seus instintos e escolher a própria comida, tendo uma dieta mais balanceada.
A Fazenda Serra d`Água e seu proprietário Douglas fazem uma união próspera, ambos tem aptidão para este manejo que esta sendo feito. Formam um bom exemplo de um sistema agro-silvopastoril.
E a fazenda não tem luz! Fica em um cantão lindo do município de Alagoa. Claro, cabe a pergunta: nada vem de fora? Sim, algumas coisas: diesel, sal para os animais, milho para enriquecer a dieta dos animais, comida para variar o cardápio dos donos e um vinhozinho para aquecer as noites frias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário